poupar custos piscina

 

O que é o ORP/Potencial de redução?

A sua piscina utiliza cloro ou bromo para eliminar microrganismos, bactérias e algas presentes na água através de um processo de oxidação. É daqui de onde vem o O (Oxidação) em ORP.
O P (Potencial) refere-se ao valor da quantidade de trabalho que o cloro ou bromo podem atingir. Por outras palavras, é o “potencial de ser eficaz”.


O R (Redução) trata da troca de eletrões. Se isto parece-lhe complicado, não se preocupe, pois é irrelevante para a aplicação atual da tecnologia ORP nas piscinas.


O ORP tornou-se popular na purificação da água porque consegue produzir um único valor que demonstra o quão eficiente um desinfetante pode ser independente das condições da piscina, ao invés de simplesmente medir a dose ou concentração de desinfetante na água.


Assim, o Potencial de redução mede o quão eficientemente o desinfetante na sua piscina está a trabalhar em vez de apenas medir a quantidade ou concentração de produto.

Oxidação na sua piscina.

A água na sua piscina deve estar limpa, transparente e ser agradável ao toque na sua pele. A melhor forma de alcançar este estado é eliminando as bactérias com um desinfetante, filtrando os resíduos e sujidade e removendo a matéria orgânica através da oxidação.


O cloro e o bromo são os dois químicos mais comummente utilizados para realizar isto por funcionam simultaneamente como um oxidante e desinfetante.


Na sua piscina, o seu trabalho é remover qualquer contaminante orgânico através da sua oxidação. Este é um processo complicado, independentemente da sua realização com cloro ou bromo. Idealmente, a oxidação será completa e produzir poucos resíduos além de dióxido de carbono, mas podem existir condições onde o processo é incompleto e é nessa altura onde pode surgir aquele “cheiro a cloro” e qualidade de água inferior.


O ORP é medido na água usando um voltímetro bastante sensível e um elétrodo de platina. A leitura é dada em milésimos de um volt (milivolts) e essa leitura está diretamente relacionada com a eficácia do desinfetante em utilização.


O intervalo de desinfeção eficaz varia entre 650 mV e 850 mV.
Outros valores, tais como o nível de pH, cloraminas ou cloro livre podem variar mas se o nível de ORP estiver acima de 650 mV, não existirá agentes patogénicos na água.

ORP na prática.

Quase todos os equipamentos para manutenção da qualidade da água de piscina funcionam na base da leitura e controlo do nível de ORP. Na sua piscina, o equipamento não sabe qual o valor de cloro ou bromo que tem na água, o que sabe é o valor ORP.


Como a única coisa que irá alterar esse valor é o cloro ou o bromo, saberá como controlar a dosagem para manter o nível ORP desejado.


Esperamos que este artigo lhe tenha sido útil. Para qualquer duvida ou solicitação não hesite em contactar-nos!

Desinfeção automática