skimmer_manutencao

É uma pergunta comum para novos donos de piscinas: o que é um skimmer de piscina? Um skimmer de piscinas, ao contrário do que algumas pessoas pensam, não é um apanha folhas; os skimmers de piscina são instalados na linha de água tanto em piscinas terrestres como acima do solo. Os skimmers da piscina são usados há muitas décadas – desde o final dos anos 50! A sua função é ajudar a manter a água da piscina limpa e a bomba da piscina a funcionar eficientemente.

Para aproveitar ao máximo o skimmer de uma piscina, é importante perceber como este funciona. Nesta publicação vamos fazer um breve resumo dos diversos tipos de skimmer disponíveis assim como algumas dicas de manutenção e resolução de problemas comuns.

Para que serve?

O skimmer de uma piscina tem diversas funções. Primeiramente, é necessário para uma boa circulação da água já que é o local através do qual a água escoa enquanto a bomba está a funcionar. Esta água passa então pelo filtro de piscina, que remove a sujidade mais fina, óleos e outros detritos, devolvendo depois água limpa à piscina.

Por outro lado, os skimmers de piscina permitem que sujidade menos fina, tal como folhas, galhos ou bolotas passem, e entupam, a bomba da piscina e as linhas de canalização.

Os skimmers de piscina recolhem detritos flutuantes na superfície na água antes que estes fiquem depositados no fundo da piscina, reduzindo assim o tempo de limpeza da mesma.

Os vários tipos de skimmers de piscina

Existem diversos tipos de skimmer consoante o tipo de piscina em que o mesmo está instalado.

 

Skimmers de parede de piscina acima do chão

Disponíveis em versões standard ou boca larga, estes skimmers são aparafusados e vedados com uma abertura no topo da parede da piscina. Uma mangueira ou tubo flexível liga o skimmer à bomba da piscina.

Skimmers de parede de piscina enterrada

Encastrados na linha de água da piscina, os skimmers inground também estão disponíveis com aberturas quadradas ou retangulares padrão (boca larga). Estão disponíveis em duas versões consoante o material de construção da piscina (betão ou vinil). Estes skimmers ligam-se às linhas de canalização subterrâneas que vão para a bomba da piscina.

Como fazer a manutenção de um skimmer de piscina

Embora seja uma parte crítica de uma piscina saudável, o seu skimmer na piscina não requer muito esforço para ser mantido em bom estado. Existem apenas alguns pontos-chave para recordar durante a sua rotina semanal de cuidados com piscina:

  1. Esvazie frequentemente o cesto de skimmer

Primeiro, desligue a bomba. Em seguida, retire a tampa do skimmer e remova a sujidade do cesto de skimmer. Um cesto de skimmer entupido restringe o fluxo de água para a bomba, o que também limita a sua capacidade de desviar eficientemente detritos da superfície da piscina. Para piscinas com detritos de folhas particularmente grandes, pode ser necessário passar manualmente a água com um apanha folhas de rede. Recomendamos que esvazie o cesto pelo menos uma vez por semana.

  1. Limpe o skimmer

Além de esvaziar o cesto de skimmer, aproveite esta operação para ocasionalmente limpar o interior do skimmer. Manter o interior do skimmer limpo promove que a sujidade permaneça armazenada no interior do mesmo em vez de nas paredes da piscina.

 

Conexões possíveis

O skimmer de uma piscina pode ligar-se a muito mais do que apenas a bomba da piscina e o filtro.

Limpeza da piscina

Ligue a cabeça do limpa fundos através da respetiva mangueira ao skimmer para poder remover sujidade e detritos do fundo da piscina. Ligue a mangueira diretamente ao orifício na parte inferior do skimmer para aspirar diretamente a sujidade para o filtro.

Limpador automático de piscinas

Pode utilizar também o skimmer para fazer a ligação de um aspirador hidráulico. A principal diferença para o aspirador manual é que uma vez ligado, os limpadores de piscinas aspiram a piscina automaticamente.

 

Problemas comuns com o skimmer

Quando o teu skimmer não estiver a funcionar como esperavas, demora um minuto a identificar a raiz do problema.

Sem caudal ou pouco caudal

Verifique se o cesto de skimmer, o cesto da bomba e o filtro da piscina estão limpos. Se tiver válvulas para controlar o skimmer e o dreno principal, rode a válvula para fechar outras linhas de aspiração, deixando a válvula de skimmer completamente aberta.

Sempre que o skimmer perder o caudal quando uma mangueira de limpeza ou uma mangueira de vácuo estiver presa, certifique-se de que a mangueira está cheia de água antes da ligação e que a mangueira não tem fissuras que possam extrair ar. Se ainda não houver sucção de skimmer, verifique se o impulsor da bomba e o tubo de skimmer não estão entupidos.

Certifique-se também de que o nível da água está a meio da boca do skimmer – um nível de água demasiado alto ou muito baixo não permite que o seu skimmer funcione de forma eficiente.

Excesso de detritos à superfície

Quando notar que há muitos detritos em excesso na superfície da piscina, e esta não tiver a chegar ao cesto está acabando no cesto, verifique se tem uma sucção adequada (ver acima). Depois de excluir qualquer problema de fluxo de água, verifique o funcionamento da tampa do skimmer.

Não é possível remover o cesto de skimmer

Certifique-se de que a bomba está desligada. Se o cesto estiver preso e cheio de folhas e detritos, retire as folhas à mão até que deixe de existir vácuo e o cesto possa ser levantado facilmente. Se não houver sujidade a bloquear o cesto o mesmo pode estar distorcido; use uns movimentos laterais para agitar cuidadosamente o cesto do skimmer de modo a tirá-lo. Se mesmo assim não o conseguir remover, parta-o com um alicate e substitua-o por um novo.

Skimmer com fugas

Os skimmers usados em piscinas de betão são conhecidos por, após muitos anos de uso, começaram a ter fugas. O habitual é que o plástico e o betão expandem-se e contraem distintamente o que provoca uma fenda em redor da face do skimmer. A reparação mais simples para este problema é a aplicação se um produto vedante apropriado, consulte-nos para mais informações.