poupar custos piscina

 

Como posso baixar os custos da minha piscina?

É com frequência que recebemos questões dos visitantes da nossa página relativamente a caraterísticas de produtos, modos de implementação/utilização, etc., mas existe uma questão que é transversal a todas estas categorias, “é esta a solução mais económica para a minha piscina?”.

A sua piscina em casa é algo que você, a sua família e provavelmente os seus amigos todos adoram, mas ninguém gosta de ver faturas gigantes de custos com a manutenção ou de desperdiçar dinheiro.

De uma forma geral, é possível dividir os custos de manutenção com uma piscina em três categorias principais: energia, água e químicos.

Poupar dinheiro em qualquer uma dessas áreas vale bem a pena pois apesar das poupanças parecerem diminutas a curto prazo, a longo prazo são significativas.

Além de poupar o seu dinheiro, reduzir o consumo em qualquer uma dessas três categorias irá também reduzir o impacto ambiental da sua piscina e a pegada de carbono correspondente.

Poupando água.

Quando poupa água na sua piscina, não está só a poupar na sua fatura da água, está a poupar energia e a reduzir os custos com a utilização de produtos químicos. Isto acontece porque quando a sua piscina desperdiça água, esta ultima já absorveu o investimento em aquecimento e tratamento.

Por outro lado, a poupança da água tem vindo a tornar-se cada vez mais uma questão de relevância ambiental. Existem várias maneiras de poupar água na sua piscina, tanto em piscinas cobertas como exteriores.

Quando a sua piscina não está a ser utilizada, utilize uma cobertura solar ou de proteção. Numa piscina exterior, a utilização de uma cobertura solar irá prevenir a evaporação e ajudar a aquecer a sua piscina em dias de sol. Numa piscina coberta, uma cobertura térmica irá reduzir a evaporação e a manter o calor na água.

Caleiras à volta da sua piscina irá poupar-lhe a água naturalmente perdida pela utilização da piscina por parte de banhistas, devolvendo-a ao sistema em vez de permitir que seja perdida.

Uma das maiores causas de perda de água prende-se com a contralavagem (backwashing) que é necessário realizar nos filtros de areia ou terra diatomácea. A utilização de um sistema simples de pré-filtração, como o Net’Skim®, permite reduzir significativamente a frequência com que este procedimento precisa ser efetuado.

Poupando energia.

O gasto energético da sua piscina da sua piscina está subdividido em três categorias principais; filtração, aquecimento e iluminação.

Dependendo da idade do sistema de filtração da sua piscina, pode compensar a substituição por um sistema mais moderno. As bombas modernas são muito mais eficientes do que as bombas antigas e existem soluções mais eficazes de filtração da água.

A eletrobomba Hayward RS II VSTD é uma nova bomba disponível no mercado que, devido ao funcionamento adaptado às condições da piscina e funcionando 24 sobre 24 horas, permite poupanças energéticas de até 75%.

Mesmo sem realizar a atualização do seu equipamento de filtragem, pode também reduzir as despesas da sua piscina mantendo resíduos, folhas e outro tipo de sujidade afastada da sua piscina, quer seja através da utilização de uma cobertura quer seja pedindo aos banhistas para tomarem um duche primeiro. Isto significará que a sua piscina irá precisar de menos filtração.

Assegure-se sempre que o sistema de filtração é utilizado o mínimo de tempo necessário. As piscinas são tipicamente aquecidas até cerca de 28ºC. Uma boa cobertura ajudará a manter essa temperatura.

Existem várias formas através das quais a sua piscina pode ser aquecida, sendo umas mais eficazes do que outras.

As bombas de calor são uma forma muito eficiente de aquecer a sua piscina, podendo subir a temperatura da água em vários graus ao longo de todo o ano dependendo das carateristicas da bomba.

Com preços económicos e aptas para piscinas de todos os tamanhos, as bombas de calor Fairland Inverter-Plus beneficiam de permutadores em titânio o que as tornam altamente resistentes à corrosão por sal, cloro e bromo.

Por ultimo, é importante que esteja a utilizar as lâmpadas de iluminação mais eficientes, as lâmpadas LEDs. As lâmpadas LEDs são aproximadamente 6 ou 7 vezes mais caras do que as lâmpadas tradicionais, mas irão utilizar apenas um décimo da energia para gerar a mesma quantidade de luz e irão durar pelo menos 25 vezes mais tempo.

Poupando nos químicos.

É possível ter uma piscina de água salgada que nunca irá precisar de adições de cloro. Uma piscina de água salgada utiliza cloro para desinfetar a água mas o cloro vem de uma célula de cloro que utiliza o processo de eletrolise para produzir ácido hipocloroso.

A maior parte das piscinas construídas no estrangeiro já são piscinas de água salgada e esta tendência está a alastrar-se a Portugal.

Se decidir não investir numa piscina de água salgada, pode então reduzir o consumo de químicos da sua piscina através da diminuição da evaporação da água instalando uma cobertura. Pode também reduzir o consumo de químicos reduzindo a necessidade de contralavagem tal como abordado anteriormente neste artigo.

Esperamos que este artigo tenha sido interessante e informativo. Para duvidas relacionadas com este ou outros temas, pode sempre contatar-nos através de info@onpool.eu.

Bombas de velocidade variávelEficiência energética