poupar custos piscina

 

Manter o equilíbrio químico é uma tarefa fundamental para qualquer dono de piscina. Os benefícios de água bem tratada são menos custos de manutenção, uma água mais deslumbrante e maior segurança.

 

A importância da manutenção do equilíbrio químico na água

Um dos passos mais importantes na manutenção da sua piscina é o equilíbrio da água. Geralmente, o equilíbrio da água pode ser um dos processos mais confusos na manutenção de uma piscina. Devido à sua complexidade, alguns novos donos de piscina podem não saber tudo o que têm de fazer para manter a água segura, confortável e livre de corrosão.

 

Porquê manter uma piscina corretamente equilibrada?

Segurança: Quer esteja a tratar de uma piscina com uma máquina de sal ou de uma com cloro tradicional, o pH da água tem que estar correto. Se isto não suceder, então o cloro desinfetante não irá trabalhar na sua eficácia máxima a atacar germes e bactérias.

Conforto: O equilíbrio da sua água deve estar correto ou afetará a sua pele e olhos. O pH não deve estar nem demasiado ácido ou básico, de modo a ser confortável.

Corrosão: Uma piscina desregulada pode ser corrosiva para o liner, escadas e passa-muros, assim como outros equipamentos tais como a bomba ou robots de aspiração.

 

Quais são os valores de referência numa piscina regulada?

Manter o nível de pH na sua piscina dentro dos valores recomendados é um dos valores mais importantes, senão o mais importante, para manter o seu equipamento e acabamento da piscina intacto. O pH refere-se à acidez ou basicidade da água da sua piscina. Um nível de pH controlado deverá estar situado entre 7,2 e 7,6 na escala numérica de um kit de teste. Valores abaixo de 7 refletem uma água ácida. Valores acima de 8 indicam uma água básica. Níveis baixos irão fazer com que o seu cloro se dissolva mais rápido enquanto um nível elevado levará à inativação do cloro.

 

O controlo do nível de cloro na água é também fundamental para uma desinfeção adequada. Pode ser adquirido em duas formas, orgânica e inorgânica. O cloro orgânico é o mais comum e prático de utilizar, referindo-se ao ácido tricloroisocianúrico (habitualmente conhecido por tricloro) e ao ácido dicloroisocianúrico (mais conhecido por dicloro ou cloro choque). O cloro inorgânico está disponível em hipoclorito de cálcio e hipoclorito de sódio (cloro líquido).

Na Onpool, recomendamos os seguintes valores de referência:

Cloro livre: 0,5 a 1,5 ppm (mg/l)

Cloro combinado: 0 a 0,5 ppm (mg/l)

Cloro total: 0,5 a 1,5 ppm (mg/l)

 

A alcalinidade total refere-se ao grau de alcalinidade da água. É importante ter em mente que a alcalinidade e o nível de pH andam de mãos dadas. Uma água altamente alcalina leva a um pH elevado. Um pH baixo leva a uma água com um pH baixo. Uma piscina normal deverá ter um nível de alcalinidade à volta de 100 ppm.

 

Outro valor importante é a dureza total na água, referindo-se esta à quantidade de cálcio na água. Se este valor estiver baixo, o reboco da sua piscina poderá ser afetado. Por outro lado, cálcio demasiado elevado poderá levar a que a sua água fique turva, podendo mesmo formar-se depósitos calcários. Os valores comuns variam entre 200 a 400 ppm, sendo 300 ppm o valor ideal para uma piscina comum.

 

O nível de estabilizador, ou ácido cianúrico, na água é um valor de referência relativamente desconhecido, mas o seu controlo é crucial na manutenção da sua piscina. Quando utiliza tricloro ou dicloro, o nível de ácido cianúrico vai aumentando lentamente. Um nível baixo de estabilizador fará com que o seu cloro tenha pouca resistência à ação dos raios ultravioletas, sendo destruído com facilidade pelos mesmos. Existem estudos que demonstram que uma piscina tratada com cloro não-estabilizado perde 90% do cloro residual em apenas duas ou três horas num dia ensolarado! A mesma piscina, nas mesmas condições, quando tratada com cloro estabilizado apenas perde 10% a 15% do cloro residual. (White et. al. , 1972)

Por outro lado, um nível demasiado elevado levará a que o cloro perca a sua eficácia e permaneça na piscina por um período de tempo demasiado longo.

Recomendamos um nível de estabilizador entre 40 a 100 ppm.

 

Caso tenha um problema em concreto com a sua piscina que não seja abordado neste artigo ou precise de uma dica relativamente à sua implementação, poderá sempre entrar em contacto com a Onpool para encontrar a solução que precisa através dos vários contactos que temos ao seu dispor.

Guias da piscina